A nossa identificação:

Somos um grupo de alunos do 12º ano de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Rainha D. Amélia.


O nosso projecto:

* Objectivos principais

- Organização de uma sessão de dádiva de sangue na escola assim como a realização de uma palestra sobre o tema.

* Objectivos secundários

- Elaboração de panfletos e de posters dirigidos à comunidade escolar.

- Publicação de informações pertinentes sobre a dádiva de sangue no blog.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ROTA DO SANGUE - II

SANGUE TOTAL

Uma dádiva de sangue consiste na colheita de cerca de 450 ml de sangue. É uma quantidade que pode ser doada com segurança por pessoas com mais de 50 Kg de peso.

SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DO SANGUE

Os glóbulos vermelhos, as plaquetas e o plasma têm pesos diferentes. Quando o sangue total é centrifugado estes componentes ocupam níveis diferentes no saco onde foi colhido.

Glóbulos vermelhos

É o componente q que nos referimos quando se fala numa transfusão de sangue. Pode ser conservado até 42 dias a uma temperatura entre os +2ºC e os +6ºC.

Plaquetas

Os tratamentos contra o cancro atingem as células malignas mas também são lesivos para as outras células e por isso muitas vezes torna-se necessário transfundir plaquetas.

Plasma

Possui inúmeras substâncias importantes para a nossa saúde. É dele que se retiram, por exemplo, os factires de coagulação que faltam aos hemofílicos. Pode ser armazenado até 2 anos, desde que conservado a temperaturas negativas, abaixo dos -25ºC.


CONTROLO ANALÍTICO

O controlo analítico das unidades colhidas é um dos três pilares em que assenta a segurança transfusional. Dadores informados e esclarecidos e uma criteriosa selecção de dadores são os outros dois.

Todas as unidades colhidas são analisadas, obrigatoriamente e por diferentes métodos, para rastreio de agentes de doenças transmissíveis, entre os quais:

  • Vírus da SIDA
  • Vírus da Hepatite B
  • Vírus da Hepatite C
  • Sífilis
Para além destas, são efectuadas análises para determinação do grupo sanguíneo e testes de controlo de qualidade para garantir a segurança de todos os componentes sanguíneos.

Sem comentários:

Enviar um comentário